APRESENTAÇÃO
O curso de graduação em Língua e Literatura Japonesa, nas modalidades de bacharelado e licenciatura, foi fundado em 2009 na Universidade Federal do Paraná como resultado do programa REUNI (Reestruturação das Universidades Federais), criado pelo Ministério da Educação, com o intuito de aperfeiçoar algumas áreas do conhecimento nas universidades federais.
Apesar do grande número de descendentes de japoneses no Estado do Paraná (ocupando o segundo lugar no Brasil, depois do Estado de São Paulo), até 2009 não havia nenhum curso de graduação no Estado. De acordo com dados da Fundação Japão de 2006, havia no Estado do Paraná 11 CELEM (Centros de Línguas Estrangeiras), administrados pelo governo estadual, onde a língua japonesa era ensinada a cerca de 400 estudantes. Embora em Curitiba houvesse muitas pessoas interessadas no estudo e na difusão da língua japonesa, era difícil encontrar professores graduados nessa área do conhecimento. Assim, fazia-se necessária uma graduação com o intuito não só de capacitar professores para o ensino da língua japonesa nas escolas, como também para proporcionar formação adequada para atuação no ensino em nível acadêmico e em outras áreas do conhecimento, como tradução e pesquisa.
Na licenciatura em língua japonesa busca-se formar um profissional capaz de associar a complexidade dos diversos saberes à realidade e às transformações de seu tempo, associando-os à prática pedagógica. Além disso, o currículo do curso procura atender a formação global do profissional da área de Letras, buscando contemplar também outras áreas do conhecimento que visem a formação de um indivíduo engajado com o compromisso e a transformação sociais, através de disciplinas voltadas às áreas de literatura, história e cultura, que perfazerem um currículo multifacetado, em consonância com a sociedade globalizada em que vivemos.
Visando uma formação do aluno de graduação em Letras-Japonês voltada a essas características, incentiva-se também a sua participação em atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão, além da oferta de programas de intercâmbios para o Japão – através de convênios com universidades japonesas – a fim de que este aluno tenha a oportunidade de vivenciar, in loco, os conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico.
Para o caso do Bacharelado em Letras – Japonês, espera-se um profissional bem capacitado e muito atento às especificidades do campo dos estudos japoneses no Brasil e no mundo. Esta é a razão pela qual o incentivo à iniciação científica é tão importante, além de oportunidades de reflexão sobre o mercado de tradução, o âmbito da pesquisa acadêmica e a atuação em empresas japonesas e nipo-brasileiras como especialistas em língua e literatura japonesa. Espera-se, portanto, um profissional plural e especialista nos campos do saber da área de Letras-Japonês, tendo tido um período fértil de formação na UFPR por meio de disciplinas nas área de Literatura Japonesa – Moderna e Clássica – Língua Japonesa, Fonética e Fonologia, Morfologia, Gramática e Estudos Culturais. Tudo isso pensando em uma formação ampla e plural para o mercado de trabalho, mas também para a esfera da pesquisa. O profissional egresso da UFPR certamente possuirá essas características, aliadas à movimentação dentro do contexto local de Curitiba e do Paraná, observando a intensa troca cultural Brasil-Japão que ocorre no estado.