Abaixo, listamos todos os normativos relativos aos estágios no âmbito da UFPR
Resolução nº 70/04-CEPE – Dispõe sobre as Atividades Formativas na flexibilização dos currículos dos cursos de graduação e de ensino profissionalizante da UFPR. (publicada em 13/07/2004)
Resolução nº 46/10-CEPE – Dispõe sobre os estágios na UFPR.
Instrução Normativa 01/12 – CEPE – Normatiza os estágios curriculares não obrigatórios previstos na Resolução nº 46/10 – CEPE.
Instrução Normativa 02/12 – CEPE – Normatiza os estágios previstos na Resolução nº 46/10, realizados no exterior.
Instrução Normativa 01/13 CEPE – Normatiza os estágios previstos na Resolução 46/10-CEPE, realizados no âmbito na UFPR.
Formulários de Estágio – Entenda para que serve cada um dos formulários
Termo de Compromisso de Estágio (TCE) – É o principal documento que rege a relação de estágio entre o estudante, a IES e a unidade concedente. O preenchimento e a assinatura do TCE são obrigatórios para qualquer tipo de estágio (Lei Federal 11.788/2008).
Termo Aditivo – É um instrumento que altera as condições do estágio previstas originalmente no TCE. Com este documento é possível solicitar prorrogação do prazo de estágio (até o limite máximo de 2 anos), alteração de modalidade de estágio, alteração de valores pagos pela concedente em caso de estágios remunerados etc.
Termo de Rescisão – Este documento é utilizado quando o estágio é encerrado antes do prazo previsto originalmente no TCE, findando a relação estudante/concedente previamente acordada. A apresentação do Termo de Rescisão é obrigatória no caso de encerramento antecipado das atividades, sob pena de incorrer em fraude a estágio.
Relatório de Estágio – Deve ser preenchido pelo estudante a cada 6 meses e ao final das atividades de estágio. Este documento deve ser apresentado a coordenação do curso quando o estudante solicitar prorrogação de prazo via Termo Aditivo.
Ficha de Avaliação de Estágio – O supervisor de estágio é o responsável por avaliar o estudante por meio deste documento. A avaliação deverá ser apreciada pela Comissão Orientadora de Estágio (COE) do curso que solicitará a emissão do certificado de horas formativas (apenas para estágios não obrigatórios) para a COAFE.
Declaração de Estudante-Funcionário – Caso o estudante seja funcionário ou sócio/proprietário de uma empresa, na área de formação do curso em que ele está matriculado, é possível solicitar a dispensa da disciplina de estágio curricular obrigatório, desde que esta possibilidade esteja prevista no Projeto Pedagógico do Curso.
Termo de Responsabilidade Financeira – Serve para indicar qual a Unidade Orçamentária da UFPR será responsável pelo pagamento do estagiário. (Utilizado apenas para estagiários remunerados no âmbito da UFPR.)*
Controle de Frequência e Férias – Utilizado para indicar qual o período de recesso do estagiário contratado por qualquer Unidade Orçamentária da UFPR. (Utilizado apenas para estagiários remunerados no âmbito da UFPR.)*
Declaração de Experiência do Supervisor – Deve ser preenchido apenas quando o supervisor que acompanhará o estagiário no local de estágio não possui formação compatível com a área do curso em que o estudante está matriculado.
Declaração de Parentesco – Utilizado para informar se o estagiário possui parentesco com algum servidor da UFPR. (Utilizado apenas para estagiários remunerados no âmbito da UFPR.)*
Consulte o site a seguir para mais informações: http://www.prograd.ufpr.br/estagio/formularios/
Programa de Orientação Acadêmica – POA – UFPR
O Programa de Orientação Acadêmica (POA) foi constituído para orientar o discente em sua trajetória acadêmica no cursos de Letras Japonês – Bacharelado e Letras Japonês/Português – Licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no intuito de identificar e criar soluções para a superação de obstáculos ao processo de ensino-aprendizagem, reduzir as reprovações em disciplinas, diminuir a evasão e responder à necessidade de orientação dos discentes que, por diversos motivos, apresentam dificuldades, atrasos no cumprimento da matriz curricular ou adiamentos indefinidos na conclusão do cursos, resultando em cancelamento do registro acadêmico.
Os discentes são convidados pela coordenação de área do Japonês por e-mail. Em havendo o aceite, os alunos são atendidos individualmente por um ou dois professores da área de japonês, com registros formais inseridos no SEI. Todo o processo é sigiloso e confidencial.
A participação dos discentes nas atividades sugeridas pelo POA é facultativa.
Atualmente, as reuniões de POA são conduzidas pela Profa. Márcia Namekata e pelo Prof. Renan Hayashi, com discentes entre o quarto e o novo semestres.
Se você sofreu algum tipo de violência dentro da UFPR, por alguém que estude ou trabalhe aqui, você pode denunciar: acolhe.sipad@ufpr.br e (41) 3310-2699.
A SIPAD é a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, e conta com uma equipe de pessoas treinadas para dar suporte às vítimas de diversos tipos de violências.
Para mais tipos de apoio emocional oferecidos pela UFPR para sua comunidade, veja aqui
Para violências que ocorrem fora do ambiente universitário, em Curitiba há:
Telefones: (41) 3221-2701 / 3221-2710
e-mail: cmb@cmb.curitiba.pr.gov.br
End. AV. PARANÁ, 870
Edital Monitoria – 2º / 2024
Incluimos abaixo um tutorial da UFPR para validar as horas formativas (200 horas obrigatórias) para conclusão do curso de graduação.
https://ufpraberta.ufpr.br/mod/page/view.php?id=293