Profa. Dra. Márcia Hitomi Namekata
Projeto de Pesquisa: No princípio da literatura está o mito: do arcaico ao contemporâneo nas literaturas estrangeiras
2023 – Atual
Descrição: Ampliar o projeto iniciado no triênio 2020-20203, que resultou na antologia: No princípio está o mito: do arcaico ao contemporâneo, tendo em vista a afirmativa de Jorge Luis Borges, en el princípio de la literatura está el myto, y asimismo en el fin”. Sinônimo de palavra, discurso, narrativa (e até de mentira), o mito, com a diversidade de seus significados, não deixa dúvidas quanto ao seu papel fundador na literatura. Quando Sócrates, no II livro da República, aproxima os mitos à mentira e exige sua censura, o parentesco entre mito e literatura se revela, também, pelo lado negativo, isto é, pela crítica dos aspectos supostamente fantasiosos que atentariam contra o postulado de verdade ou dos bons costumes. As cenas violentas da Teogonia, de Hesíodo, chocavam os leitores da Grécia clássica, assim como o Cântico dos cânticos chocava os leitores da Bíblia pelo seu erotismo, fazendo com que se optasse por uma leitura alegórica. Com Dante, porém, o sentido alegórico foi muito além de um mero ato de censura, pois marcou um processo de recepção das narrativas míticas que não parou com o iluminismo do século XVIII, quando se achava que a razão iria acabar de vez com as fabulações do mito. O romantismo não apenas retomou o interesse pelos mitos, mas o ampliou pelas narrativas nórdicas e asiáticas, mostrando que a literatura moderna não apenas se alimenta de mitos, mas, pelo seu caráter alegórico, é, ela mesma, da ordem do mítico. O século XX, depois de se aproximar das ciências em suas vertentes realista e naturalista, ratifica, de certa maneira, o fracasso da razão quando promove uma verdadeira renascença do mito, tanto na prosa quanto no teatro. Além disso, a Filosofia, a Antropologia e a Teoria da Literatura, entre outras disciplinas, abandonam as doutrinas positivistas do século XIX, contribuindo não apenas para uma valorização do pensamento mítico (Cassirer), como também para a emancipação das culturas ditas primitivas (Lévi-Strauss). Nesse sentido, a proposta de estudo no biênio é analisar, nas literaturas contempladas no GT, a presença do mito em suas múltiplas acepções e, a partir dessa constatação, problematizar a permanência ou não de sua enunciação na contemporaneidade.
Projeto de Pesquisa: Representações míticas em “Crônica do Pássaro de Corda”, de Haruki Murakami
2023 – Atual
Descrição: Haruki Murakami é, atualmente, um dos mais conhecidos autores da literatura japonesa pós-moderna, com uma vasta produção literária, boa parte dela traduzida para vários idiomas: 15 romances, ensaios, traduções e uma significativa quantidade de contos. Considerando-se o contexto pós-moderno no qual se inserem as tramas do autor, os cenários onde estas se desenrolam pertencem ao Japão contemporâneo, e seus protagonistas compartilham algumas características: são pessoas comuns, solitárias, introspectivas, em busca de uma solução para seus conflitos interiores normalmente a busca por seu lugar no mundo. Em Crônica do Pássaro de Corda, romance de 1994-95 e que é objeto do presente projeto, os eixos narrativos diversos que constituem a obra interligam-se na jornada empreendida pelo protagonista, que se inicia com o processo de busca pela esposa desparecida, e que se desdobra numa busca pelo próprio eu. Uma das forças motrizes da obra se assenta sobre as personagens femininas, que conduzem o protagonista masculino nesse processo. Embora apresentem-se como parte integrante dessa metrópole/sociedade que isola os seus indivíduos, muitas das personagens de Murakami adotam uma reação que nos remete ao universo do mítico e do fantástico, na medida em que passam por situações que as levam à busca do autoconhecimento, a uma jornada ao inconsciente, configurando um trânsito entre dois mundos: o real e o paralelo. Tal fato cria a possibilidade de discutirmos a estrutura narrativa de suas obras sob o viés do mito e dos mukashi banashi (contos antigos) da literatura japonesa.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/4494589231418912
Profa. Dra. Mônica Setuyo Okamoto
Projeto de Pesquisa: Arquivo de História Oral de Grupos Minoritários Étnicos:
2017 – Atual
Descrição: Este projeto tem como intuito criar um espaço para relatos orais e memórias de grupos minoritários étnicos, em especial, os nipo-brasileiros, com o intuito de debater e refletir sobre estereótipos étnicos e discriminações.
Grupo de Pesquisa: Transfopress Brasil – 2ª fase
2017 – Atual
Descrição: O projeto corresponde à segunda fase da pesquisa sobre imprensa periódica publicada em língua estrangeira no Brasil e visa dar continuidade ao levantamento sistemático das fontes primárias, sua classificação bem como aos estudos de caso que têm se desenvolvido no decorrer desde sua primeira fase, iniciada em 2013. É vinculado à rede internacional TRANSFOPRESS-Transnational network for the study of foreign language press (XVIIIth-XXth century), coordenado por Diana Cooper-Richet do Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines – Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (CHCSC-UVSQ). Mais informações podem ser encontradas no site do projeto: http://transfopressbrasil.franca.unesp.br.
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8561664813881892
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3014-6783
Prof. Dr. Renan Kenji Sales Hayashi
Projeto de Pesquisa: Cartografias linguísticas: investigações sobre a formação em letras japonês no eixo AM/DF/PR
2022 – Atual
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa investigar e analisar representações relacionadas ao letramento acadêmico, veiculado por meio de material retórico, de três contextos de formação de professores de japonês. Interessa-nos operar com os textos escritos que são utilizados como condutores de perspectivas de formação, bem como com o delineamento teórico-metodológico de cada recorte de pesquisa, identificando e organizando as diferenças inerentes a cada localidade, a partir da leitura em profundidade dos textos escolhidos. Este estudo se justifica a partir de uma premente necessidade de se identificar como ocorre o processo de formação de professores de japonês, na universidade pública, tendo como elementos atravessadores não só as escolhas relacionadas ao letramento acadêmico esperado para essa atuação específica, como também a presença incontornável das características autóctones das localidades, como histórico de imigração, geografia, história, memória, contexto multilíngue e presença da universidade junto à comunidade local. Embora existam muitas pesquisas que procurem levantar dados a respeito da formação de professores de japonês ? a exemplo da pesquisa anual realizada pela Fundação Japão ?, nenhuma dessas iniciativas problematiza a análise de textos circulantes nas universidades como uma das formas centrais de observar o fenômeno formativo. Com efeito, para levarmos a cabo esta investigação, lançamos mão do enfoque teóricometodológico da investigação cartográfica (DELEUZE; GATTARI, 1995) e da cartografia social (GOROSTIAGA, 2010), circunscritos ao campo da Linguística Aplicada transdisciplinar (CELANI, 2016; MOITA LOPES, 2006). A investigação cartográfica é privilegiada neste contexto, tendo em vista nosso objetivo central de identificar e mapear as múltiplas perspectivas relacionadas ao contexto ora analisado. Dada a profusão de comunidades de saber, nossos contextos de pesquisa serão relacionados ao corpus de textos que circula nos cursos de japonês da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Paraná. Prevê-se, portanto, um mapeamento do campo teórico que atravessa esses três contextos, trazendo à baila um mapa ? síncrono e provisório ? do eixo AM-DF-PR, no que diz respeito à formação docente. A partir dessa cartografia de múltiplas posições e argumentos, espera-se prover para o campo aplicado e de formação de professores de japonês um mapa das representações sociais e teóricas que integram, em âmbito nacional, as iniciativas relacionadas à língua e à cultura japonesa, tendo como crivo central a capacitação docente no seio da universidade pública federal.
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4584626615097805
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8602-8765
Profa. Me. Satomi Oishi Azuma
Projeto de Pesquisa: Estudo comparativo sobre estratégias de pedidos e ordens em línguas portuguesa e japonesa no meio institucional.
2019 (Encerrado)
Descrição: Devido às diversas formas pré-estabelecidas no uso da polidez na língua japonesa, há um mito de que ela é extremamente polida em todos os níveis linguísticos enquanto a língua portuguesa falada no Brasil seria mais informal. Há muitas diferenças socioculturais como as relações sociais e hierárquicas envolvidas nas estratégias linguísticas para fazer pedidos e dar ordens. O presente projeto pretende fazer um levantamento das estratégias usadas por falantes de ambas as línguas e analisar se o uso da polidez é realmente mais frequente na língua japonesa ou se existem paralelos nos recursos de polidez em ambas as línguas.
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9248818674992702
Prof. Dr. José Carvalho Vanzelli
Projeto de Pesquisa: Brasil, Portugal, Japão: Diálogos entre Literatura, Teatro e Cinema
2023 – Atual
Descrição: Esta pesquisa se desenvolve tanto nos Estudos Japoneses, quanto nos Estudos Portugueses e Brasileiros. Busca aproximar as áreas de estudo acima mencionadas, assim como os Estudos Literários dos de Dramaturgia e Cinema. Tem como objetivo analisar representações artísticas bilaterais entre o Japão e países de língua portuguesa nomeadamente, Portugal e Brasil. Intenciona-se desvelar formas de representação do Outro em textos literários, peças teatrais e/ou obras cinematográficas, destacando como Brasil-Japão e Portugal-Japão construíram mutualmente suas diversas imagens e estereótipos. Esta pesquisa se pauta mormente em análises comparadas da literatura com as artes dramática e cinematográfica e tem por alicerces teorias de diferentes campos do saber estudos literários; estudos de teatro e de cinema; estudos históricos, sociais, antropológicos e das relações do Japão com os países de língua portuguesa.
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/2719818711998210
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7131-7617
Prof. Dr. Luiz Maximiliano Santin Gardenal
Projeto de Pesquisa: O efeito de tarefas colaborativas na aprendizagem de espanhol e japonês como línguas estrangeiras.
2012 – Encerrado.
Descrição: Estudo preliminar do desenvolvimento linguístico dos aprendizes brasileiros universitários de espanhol e japonês, usando a noção de tarefa colaborativa, baseada nos trabalhos de Bakhtin, que considera a língua como prática de interação social. Esta noção permeia a teoria sociointeracionista de aprendizagem de LE dando ênfase ao trabalho coletivo de construção de novos conhecimentos linguísticos num espaço físico que rompe a distribuição tradicional de alinhamento.
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4883211642907227