Menu

CHAMADA DE PUBLICAÇÃO

Publicado em 18 de junho de 2025

CHAMADA DE PUBLICAÇÃO

A fim de estimular o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas no campo dos Estudos Japoneses, anunciamos a organização da coletânea Estudos Japoneses: Pesquisas Nascentes. Esta publicação objetiva dar visibilidade a trabalhos de jovens pesquisadores em formação, isto é mestrandos, mestres e doutorandos, na área de Estudos Japoneses, oportunizando a divulgação de resultados parciais e finais de pesquisas realizadas em âmbito de pós-graduação e ampliando os debates levantados a partir de tais investigações.
A coletânea aceitará trabalhos de estudantes de pós-graduação que ainda não tenham concluído o doutorado e cujas pesquisas versem em pelo menos uma das linhas temáticas abaixo descritas:

– Estudos Japoneses: Estudos de Linguística Teórica e/ou Aplicada
– Estudos Japoneses: Estudos Literários: crítica
– Estudos Japoneses: Estudos Literários comparados com outras áreas do saber
– Estudos Japoneses: Estudos Culturais, Artísticos, Históricos e Sociais
– Estudos Japoneses: Estudos Tradutórios

Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação (TCC) ou Iniciação Científica (IC) poderão ser aceitos, desde tenham como coautor(a) o(a) docente orientador(a) ou responsável pela condução da investigação. Nestes casos, o texto submetido deve indicar com clareza a origem do manuscrito, apontando, em nota de rodapé, as informações básicas (data de defesa/apresentação, instituição, link de repositório [se houver], etc.). Em não sendo nenhuma das situações anteriores, o artigo enviado deve ser inédito e não pode ter sido submetido ou estar em avaliação em periódicos da área ou outras formas de publicação acadêmica.

Os textos enviados não podem ter sido gerados ou manipulados por instrumentos de Inteligência Artificial (IA) ou similares. Ainda, manuscritos que contenham quaisquer formas de plágio, autoplágio ou similitude incomum com outras pesquisas serão sumariamente rejeitados.

De forma a cumprir as normas da CAPES, os textos enviados para a composição da coletânea serão submetidos para avaliação e revisão por pares. Os nomes dos pareceristas constarão nas páginas iniciais do livro.
Por conta da curta verba disponível no momento para a publicação do livro, poderemos dar visibilidade a um número limitado de textos, estimados entre 8 e 10 trabalhos. Desta forma, os pareceres também realizarão a tarefa de seleção dos textos que integrarão a coletânea. Todos os trabalhos enviados terão retorno dos pareceres emitidos, que se configurarão em três categorias, a saber:

– Aprovado e aceito (textos que serão publicados na coletânea)
– Aprovado, mas não aceito (textos aprovados, mas que não poderão fazer parte da coletânea pela limitação da verba. Neste caso, o parecer poderá seguir com o incentivo para que o texto seja enviado para uma revista científica como artigo)
– Não aprovado
Lista-se a seguir as normas gerais para a produção dos textos.

NORMAS DE PUBLICAÇÃO
a) Textos digitados em arquivo único, em extensão .doc ou que possa ser aberto em doc. Mínimo de 12 páginas e máximo de 20 páginas, incluindo referências, nas normas da ABNT, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5;

b) Título centralizado em negrito, com letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 16
c) Não identificar autoria (a autoria será inserida posteriormente nos textos aprovados e aceitos);
d) Após o título, com o espaçamento de uma linha, deve figurar o resumo, em português, com no máximo 10 linhas (com espaçamento entre linhas simples);

e) Palavras-chave (no máximo 4, separadas por ponto);

f) Texto propriamente dito, que deve ter espaçamento entre linhas 1,5;

g) Referências, seguindo o padrão da ABNT e em ordem alfabética;

h) Lembrete: citações com mais de quatro linhas devem ter recuo de 4 cm (seguindo normas da ABNT), em Times New Roman, tamanho 10;

i) A romanização dos termos japoneses deve seguir as regras do Sistema Hepburn. As vogais longas devem ser indicadas por meio do acento circunflexo. Para maior clareza, uma apóstrofe deve ser empregada para grafar a separação das sílabas em palavras como “Man’yôshû”. Os ideogramas (kanji) podem ser utilizados desde que acompanhados por sua correspondente romanização. Os nomes próprios devem seguir a seqüência sobrenome e nome, conforme o sistema japonês.

j) Imagens e ilustrações devem ser colocadas no corpo do texto e acrescidas de citação da fonte. Devem ser utilizadas apenas quando indispensáveis para o entendimento do texto, pedindo-se que fotos, fotogramas, mapas, gráficos ou tabelas tenham boa resolução visual, de forma a permitir uma reprodução de qualidade.

k) Em arquivo separado, enviar o nome do(s) autor(es) (máximo dois) e um minicurrículo de sua trajetória/apresentação acadêmica de no máximo 10 linhas, com o seu e-mail de contato. Este texto será colocado no fim do livro, na seção Sobre os autores.

Segue anexo um arquivo template para a elaboração dos textos.
Por conta de outros prazos que temos que cumprir, a data-limite para a entrega dos textos é 17 de outubro de 2025, impreterivelmente. Os textos devem ser encaminhados para o e-mail: livroestudosjaponeses2025@gmail.com
A previsão de publicação do livro, em formato e-book, é segundo semestre de 2026.

Em caso de dúvidas, por favor, entrar em contato via e-mail: livroestudosjaponeses2025@gmail.com.

Contamos com a ampla divulgação e contribuição.

José Carvalho Vanzelli (UFPR)
Márcia Hitomi Namekata (UFPR)
Renan Kenji Sales Hayashi (UFPR)
Os organizadores

Template_livro – Estudos Japoneses – Pesquisas Nascentes

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas
Curso de Letras – Japonês
Rua: General Carneiro, 460 - Edifício D. Pedro I - 10° andar, Sala 1023
CEP: 80.060-150 - Curitiba - Paraná - Brasil
Telefone: (41) 3360-5183
E-mail: letrasjapones@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Humanas
Curso de Letras – Japonês
Rua General Carneiro, 460
sociologiasaudeufpr@gmail.com
CEP: 80.060-150 - Curitiba - Paraná - Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2025 - Universidade Federal do Paraná - Curso de Letras – Japonês

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR